quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diamantes de Vidro

A vida é engraçada pra caramba quando se tem doze anos.

Aos doze eu estava na 7ª série. Tinha o cabelo metade preto, metade loiro (afff), usava coisas hippies e tinha acabado de me mudar para uma cidade 40 vezes menor que a anterior, não entendia meus novos colegas de classe e tentava me acostumar com essas coisas da adolescência.

A casa nova era verde abacate, tinha uma piscina furada e um pé de manga imenso. Meu quarto tinha 2 janelas e o Leonardo DiCaprio afundando junto do Titanic era a maior das desgraças cinematográficas. (Alias, são raros os filmes que ele não se vai com alguma coisa. Pobre Leo...) Aos doze eu era a mais juvenil da minha turma da cidade maiorzinha e, sem dúvidas, a mais mal entendida da cidade nova. Minhas amigas antigas já haviam beijado, as novas achavam um absurdo. E eu ficava nesse impasse: ta na hora ou deusmelivreépecado!??

Aos doze eu fui ao show do Gabriel o Pensador com a Fernanda Abreu, usava jeans, camiseta e tênis olímpikus de camurça com solado branco que tava super na moda. No dia do show descobri que o meu cabelo era igual ao da Fernanda Abreu. Havia me encontrado. “Faz de conta que sou uma super fã, ué”. E no mesmo show descobri qual era a textura da boca alheia. (mas só por um selinho, pq mais q isso?? “deusmelivreépecado!”)

Aos doze eu assistia clip clip e gravava todos os do backstreet boys. Aos doze eu me sentia muito sábia para dar conselhos às minhas amigas dramáticas, eu andava de bicicleta o dia todo, eu jogava vôlei, eu comia pão de queijo com maionese assistindo TV Cruj e meu desenho predileto era a turma do pateta. Aos doze eu não suportava passar os finais de semana na cidade nova e gastava uma fortuna de telefone para as minhas amigas. Aos doze qualquer separação era mortal e todas as juras de amor eram eternas.

Quando se tem doze anos o mundo te abre as portas, mesmo que você não se dê conta ou que os mais velhos se recusem a assumir. É aos doze que você começa a escolher qual postura terá para o resto da vida. É aos doze que você confirma as amizades de infância que levará para sempre. E é com a ingenuidade e esperança dos doze que a gente deveria continuar enxergando o mundo.

Hoje minha afilhada faz 10 anos... daqui a pouco é a vez dela sentir tudo isso. E eu vou achar tudo tão engraçado. Mas de forma compreensiva, afinal, ela vai precisar de alguém que se lembre de verdade como é ter doze anos.

Feliz aniversário minha passarinha!



"Às vezes parecia
Que, de tanto acreditar
Em tudo que achávamos tão certo
Teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais
Faríamos floresta do deserto
E diamantes de pedaços de vidro..."

5 comentários:

  1. Nossa amor sou muito seu fa,
    eh impressionante como seus textos sao leves e gostosos de ler.
    Se a monica ja soubesse entender todos esses sentimentos que vc colocou no texto, aposto que iria chorar uehueuheuehuehu.

    bjus meu amor

    ResponderExcluir
  2. É..., gostei do escrito. Ágil, inteligente, bom de ler.
    Vez por outra, vou passar por aqui para lê-la.

    ResponderExcluir
  3. Legal, vc escreve muito bem mesmo! :) vou voltar...

    ResponderExcluir
  4. Gente, quantas lembranças legais dos seus 12. Os meus não foram tão bons assim, mas os 15 compensam!

    =)

    Bjú.

    Ah, vamos sair por ai distribuindo cartões-vermelhos?!

    ResponderExcluir